Encontre seu propósito de vida e viva mais zen!

Você sabe qual o seu propósito de vida? Já se questionou sobre o que você veio fazer aqui na terra? Qual sua missão?

Hoje vou falar um pouco sobre isso aqui e quem sabe inspire vocês a buscar o seu propósito, a sua missão!

A minha missão é levar o bem estar para as pessoas, auxiliando-as a se organizarem, alcançando qualidade de vida, transformando sonhos objetivos possíveis, e assim, serem mais felizes. É uma missão que, apesar de estar sempre em evolução, nunca muda sua essência. Não é fácil ou rápido descobrir qual é a nossa missão, mas tenho algumas dicas sobre como descobrir, então aqui vai algumas considerações sobre o assunto.

By Marco Maia

By Marco Maia

A primeira coisa a dizer é que não é um processo rápido, mas também não precisa demorar tanto. Depende muito de cada um, de como estamos com nós mesmos. Tem gente que praticamente já nasce sabendo o que quer ser  quando crescer. Eu sempre tive muitos interesses na vida, sempre fui uma pessoa muito curiosa e atenta a tudo, então talvez, por conta disso, eu tenha ficado um pouco perdida no mar de possibilidades que a vida nos dá. A questão de gostar de ajudar os outros veio com o tempo, mesmo porque não era algo que eu tinha como foco quando era mais nova, mas eu sempre pensava nisso. Lá no fundo, eu já tinha os meus valores, mas não tinha aprendido a externar isso de modo que eles norteassem com mais precisão quem eu queria ser e o que eu queria fazer. Fica aqui então a primeira dica, que é conhecer os seus valores. O que é importante para você? O que faz parte do seu caráter? O que você jamais aceitaria fazer? (Às vezes pode ser mais fácil a gente saber o que nunca faria do que o que a gente gostaria de fazer).

734214_10152137701222863_1370788885_n

Eu fui descobrindo isso aos poucos, na verdade realizei isso um pouco tarde, quando comecei a me envolver mais com o Budismo, a meditação e após um curso lindo de autoconhecimento que fiz no Youniversality, taí mais uma dica, que é olhar para trás e analisar o que você sempre gostou de fazer, desde a infância, aquilo que realmente te faz feliz. Mas aqui a questão é um pouco mais complicada, porque não é pelo fato de jogar super bem futebol aos 10  anos de idade que você vai ser jogador profissional de futebol quando crescer, por exemplo. Na verdade, essas reflexões podem lhe mostrar que você se identifica com metodologias, disciplina, esforço e que gosta de exercer a criatividade. No meu caso, eu sempre amei praticar esporte e de fato me encontrei na corrida, que é um hobby antigo e me ajuda a ter qualidade de vida, porém não sou atleta profissional, e hoje acredito que esta paixão reforçou valores importantes na minha vida, como praticidade, gosto pelo desafio, disciplina e foco.

By Marco Maia
By Marco Maia

Para ir além, você deve se perguntar: qual é a razão da minha existência? Por que eu estou aqui no Planeta Terra, nesta vida? O que eu nasci para fazer? Se a resposta vier de bate-pronto (muitas vezes vem!), você muito provavelmente já terá a sua missão pessoal, basta realizar, foco e disciplina. Se você não souber, vale a pena refletir sobre o assunto usando as dicas que dei acima. Esse exercício pode te dar algumas pistas. Tem uma frase que resume bem tudo isso. Sua missão “é a união de seus papéis, de seus corpos, de seus sonhos, crenças e valores” (Christian Barbosa, “A tríade do tempo”).

 “Uma declaração de missão descreve o que você é e a forma como você contribui com o mundo. (…) É o verdadeiro sentido da sua vida”.Você pode começar assim:

♥ “Eu acredito que…”

♥ “Fico feliz quando posso…”

♥ “Dou meu melhor quando…”

♥ “Eu nasci para…”

♥ “Estou aqui para…”

A ideia de reconhecer sua missão é tê-la sempre com você e reler o tempo todo em sua mente para se inspirar e tomar decisões no dia a dia. Você verá como esse processo se tornará mais fácil e rápido. Se não estiver de acordo com a sua missão pessoal, você terá facilidade para dizer “não”, e com isso não ficará com a famosa “consciência pesada” por conta disso.

1904232_10152214037597863_97081303_n

By Ma Alonso

É importante saber que missão não é a mesma coisa que objetivo. Missão é seu testamento pessoal, o seu motivo de viver, o que te faz levantar todos os dias de manhã e fazer o que você faz – ou correr atrás dos seus sonhos, estes sim são seus objetivos. Sua missão deve ser inspiradora, motivadora, além de abranger todas as áreas da sua vida, e não somente a profissional ou a pessoal, por exemplo. Você deve conseguir aplicar sua missão a absolutamente tudo o que você faz na sua vida. Deve guiar os seus passos e decisões. Por isso, ela também deve ser atemporal – ou seja, não deve ser aplicada em determinados momentos que, depois, não fará mais sentido. Exemplo: “ser um bom estudante na faculdade”. Sua faculdade vai acabar um dia. “Você deve ser sempre um bom estudante ao longo da sua vida toda”

Mais uma vez,  não é fácil encontrar sua missão pessoal, apesar de observar que algumas pessoas já são mais avançadas nesta visão, vejo que todos sempre estão em busca deste auto conhecimento, não satisfeitos e achando que ainda não realizaram tudo que desejam. Vale a pena tirar um tempinho e refletir um pouco sobre quem você é, quais seus valores, quais suas principais qualidades e dons. Também é necessário entender o que é mais importante na sua vida – ter uma família feliz, ter estabilidade financeira, ser independente? Todas essas escolhas podem pautar a sua missão. Pense na qualidade que você mais admira em determinadas pessoas – também podem ser qualidades a serem exploradas na sua missão pessoal. Você também pode refletir da seguinte forma: Pense se você pudesse ser um super-herói para o planeta, qual seria a sua super-missão? Para que você trabalharia todos os dias, incansavelmente? E, por fim: se você morresse hoje, qual seria seu legado para o mundo? O que você gostaria de deixar de herança por tudo o que você fez? O que de fato faria diferença?

As perguntas acima podem te ajudar a ter um norte e encontrar um caminho para desvendar a sua missão pessoal. E, uma vez encontrada, você passará a ver como muitas coisas se conectam e fazem mais sentido (e outras menos) e as decisões ficarão mais simples na sua vida. Sabe aquela sensação de dúvida, de não saber por qual caminho seguir? Ter uma missão pessoal definida e bem clara é a garantia de não se sentir mais assim, pois ela será sua base para a resposta. E, no final das contas, nem toda pessoa é pianista, mas todas são artistas. Viver é uma arte que está em eterna construção.

“Onde quer que você esteja, esteja por inteiro” – ECKHART TOLLE

970295_10152386586327863_7476454306640883615_n

By Ma Alonso

Namastê! E até o próximo post!

Má Alonso

 

Referência: Vida Organizada / Youniversality/ Marco Maia

 

Sobre Maíra Alonso

Olá! Eu sou a Maíra Alonso, personal organizer e este é o meu blog. Sou apaixonada pela minha profissão, criei o blog para contar um pouco das minhas experiências com a organização e design de interiores e ajudar a todos que queiram fazer o mesmo que eu. Serão dicas bem bacanas para deixar a sua casa linda, organizada e o principal sua vida mais prática e tranquila! Sinta-se em casa! Espero que goste! Fiquem a vontade e sinta-se em casa! Beijos!
Esse post foi publicado em Tudo organizado e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Encontre seu propósito de vida e viva mais zen!

  1. Mariana disse:

    Texto muito inspirador! Obrigada por compartilhar conosco, Má Alonso. Preciso encontrar meu propósito agora! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maravilhoso texto, Maira ! Tenho muito orgulho de vc! Obrigada! Gostei muito das orientações! Bjs!!!!!Maci.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Casa Perfumada e Bem Estar andam Juntos! |

Deixe um comentário